segunda-feira, 22 de março de 2010

Olha - Parte 2

Na primeira parte acho que me esqueci de dizer que era o capítulo 11 de 1º Néfi. Mas acho que vocês já viram. Se ainda não viram a parte 1,por favor veja para que possamos estar na mesma página.
Bom, vamos lá então, no capítulo 11 de 1º Néfi, o anjo diz a Néfi para ele Olhar por oito vezes. Vejam na seqüência as coisas que ele manda Néfi olhar:
1.Verso 8 – A Árvore muito bela e branca e cujo fruto “era desejável para fazer uma pessoa feliz” (1 Néfi 8:10).
2.Verso 12 e 13 – Ele vê Jerusalém, Nazaré e vê Maria.
3.Verso 19 e 20 – Ele vê agora Maria carregando Jesus no colo.
4.Verso 24 – Ele vê Jesus caminhando na terra entre os Judeus.
5.Verso 26 – Ele viu a condescendência de Deus. (Condescender no sentido do evangelho significa sair de uma posição mais elevada para uma mais baixa – Cristo o grande Jeová do Velho Testamento agora desce entre os filhos dos homens como um mortal, tendo as mesmas dificuldades e experiências que nós temos na vida mortal.)
6.Verso 30 – Ele vê anjos descendo e servindo os filhos dos homens.
7.Verso 31- Ele vê o Cordeiro de Deus entre os homens fazendo milagres diversos.
8.Verso 32 e 33 – Néfi agora vê Cristo sendo julgado e morto na Cruz.

Gostaria que meditassem um pouco sobre as coisas que o anjo pede a Néfi que olhe. O que pode perceber e sentir sobre o que o anjo queria que ele visse?
Note também de que a árvore era a representação do ”Amor de Deus, que se derrama no coração dos filhos dos homens; é, portanto, a mais desejável de todas as coisas”. (verso 21-22)
Meditem sobre isso e na próxima semana veremos um pouco mais.
Boa semana a todos.
Getulio W J Silva

3 comentários:

Amanda Joyce Jensen disse...

A árvore era a representação do Amor de Deus, eu acho que não foi a árvore exactament que deu a felicidade, mas foi o amor de Deus. O segredo a felicidade não fica nas coisas que temos neste mundo, mas fica em nossas atitudes. Antes de ficar de pé a cada manhã nos decidimos se estamos feliz ou não quando oramos a noite passado. Um homem com oitenta e sete anos de idade falou sobre atitude esta manhã fora do templo :)

Ben disse...

O que eu queria saber é, como é que Néfi sabia que a árvore era a coisa mais preciosa somente por olhar? Por que ele não pensou "e uma árvore.. tá bom.. o que que tem?" Deve ser que ele foi preparado antes para entender as coisas que o anjo o mostrou. Se a gente for mais preparado, como será a gente veria as coisas diferentemente também?

Matt Fellows disse...

Daniel C. Peterson escreveu um pouco sobre porque talvez Nefi ja sabia o que a arvore significava aqui: http://maxwellinstitute.byu.edu/publications/jbms/?vol=9&num=2&id=223